Creme de Couve-Flor



Está provadíssimo que nos intoxicamos diariamente, não só com os nossos vícios, mas com o ar que nos rodeia e nem sempre descansamos o suficiente para o nosso corpo poder regenerar-se!

A minha proposta de hoje é um creme que faz maravilhas ao organismo! Através da combinação de ingredientes com altas capacidades de desintoxicação, é impressionante como ficamos bem depois de a ingerir!

Depois de arranjar a couve-flor, eliminando os poucos pontos escuros que possa ter e após lavar em água abundante, introduzo-a numa panela com água a ferver por breves instantes.

Depois de separar os caules, introduzo-a novamente numa panela sem água aos bocados, conjuntamente com dois nabos grandes arranjados e partidos aos cubos grandes, e com duas cebolas também grandes cortadas aos gomos.

Acrescento água até cobrir os legumes e cozo em lume médio / baixo até o nabo ficar tenro.

Depois de passar tudo pela farinha mágica, junto uma colher de chá com manteiga, tempero com sal a gosto e junto um pequeno fio de azeite com elevado grau de acidez.

Gosto de a deixar arrefecer e colocar num recipiente para o frigorífico e (começar a) usar só no dia seguinte

Este creme pode ser ingerido a temperaturas pouco elevadas, importante nesta época, e costumo servir com ovos (pouco) cozidos e partidos aos bocados (as crianças gostam dos ovos de codorniz), enfeitando com salsa cortada na hora e com um fio de azeite pouco ácido.

12 comentários:

Lia Ferreira disse...

hum...!

Lança disse...

dois...!

jg disse...

vou fazer!

Lança disse...

Depois diz se gostaste!

jg disse...

está ao lume, só que eu tenho dificuldade em seguir receitas e agora já me apetece pôr lá para dentro 1ramo de salsa que também segundo consta tem propriedades desintoxicantes depois a história da manteiga... não pode ser azeite? Se calhar vou tostar umas sementinhas e polvilhar no fim. A Ber Bamos, bom vai ficar de certeza :)

Lança disse...

:(

Passa tudo com a varinha!

A consistência pode ser alterada depois, tá a ber? ;)

Uma colher de chá de manteiga é residual... e o azeite é só depois de a tirares do lume!

Conselho: Inventa! Um toque pessoal é sempre bom! :)

Espero k fique bem... :S

Lança disse...

Como ficou, Jo? Gostaste?

Lia Ferreira disse...

já ouvi dizer...

Lança disse...

Sim? :)

jg disse...

como já tive oportunidade de dizer em boca, ganda sopa! foi adoptada pela família inteira e passou a ser a sopa branca. :)

M.M. disse...

Tenho de te mandar a receita de sopa de maçã, que faço sempre na passagem d'ano. Sei lá, dá-me para isso. Podia ser pior...
Mas acredita que é boa. :-)

Lança disse...

Manda lá isso! :)

Daqui a uns tempos coloco aqui mais umas! ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin