Sopa de espargos (updated)


Inventei mais uma vez por falta de farinha de trigo! :D

Brevemente conto o episódio.

Até já.


Esta é uma das minhas sopas preferidas!

Sempre tive um prazer especial em utilizar espargos bravos em vários pratos, têm uma capacidade de encaixe no meu estilo de “cozinha” quase tão grande como o tomate! :D

O tempo total de preparação é superior a uma hora, mas o resultado merece!

Depois de lavar brevemente dois conjuntos de espargos bravos, reservo as cabeças dos mesmos e aproveito o terço seguinte, cortando em bocados de um centímetro.

Num tacho onde farei o caldo de carne, com um litro e meio de água a ferver, deito os bocados cortados e retiro-os assim que a agua levantar fervura. Escorro e reservo-os. Nessa água farei o caldo de carne tradicional.

Na panela em que faço a sopa propriamente dita, deito duas abundantes colheres de manteiga e, após a mesma derreter e começar a borbulhar, colocaria se a tivesse, uma colher de farinha de trigo, e envolvia tudo. Como ando cheio de trabalho e com pouco tempo para a casa, a farinha tinha acabado e, aproveitando uma farinha de pau muito fina que nunca me serviu para nada, pois tinha-a comprado para fazer farofa por engano, utilizei este ingrediente com resultados surpreendentes.

Após o envolvimento, deito os espargos cortados e preparados com um breve escaldão, que os tornam mais absorventes, e deixei-os neste preparado até ganharem uma ligeira cor.

Nessa mesma panela envolvo o caldo com os espargos e deixo ferver cerca de uma hora. Depois desse tempo, passo tudo por um passador chinês e retiro uma concha de caldo que deixarei arrefecer durante uns dez minutos. Nessa pequena quantidade de caldo arrefecido, junto duas gemas previamente separadas (importante) e mexo energicamente para ficar uma mistura homogénea sem fios.

Incorporo esse preparado e junto as pontas de espargos cruas. Enquanto a sopa arrefecer, cozinhará essas mesmas pontas ao… ponto! :)

Aconselho vivamente a utilizar esta sopa quando ficar morna, sem aquecimento adicional.

Et voila, cest fait! :p


(é bom estar de volta, a felicidade faz coisas destas)

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin