Entrada ou Pontapé de saída!


Truz Truz,
entrei aqui no coZinha cOm alMa “filosofia de cozinha”.
Aproximar pratos e estado de espirito, parece-me desafiante...
Como disse” bamos ber”, tempo para por ao lume!

Uma coisa é certa a cozinha e mesa sempre uniu amigos e conversas.

Como gosto da versatilidade das coisas, optei por partilhar uma das minhas entradas ou sobremesas.
Fácil, vistoso e rápido, o ideal nos tempos que correm, com a vantagem que vai perfumando o ambiente e aumenta a expectativa de todos os comensais.

Pétala de “Filó” com recheio de queijo de cabra ralado , mel e nozes, só isso!
Dosear o doce ou o salgado faz a variante entrada ou saída no menu.
Chamei-lhe pétalas porque não as encerro quando preparo, arranjo uma base, pequena taça de ir ao forno onde coloco a f olha da massa de “filó” aberta.
As folhas de “Filó” são muito finas por isso começo por pincelar de manteiga derretida.
Seguro-as na mão de forma a criar um fundo onde coloco o queijo de cabra ralado, utilizo o queijo em forma de rolo, onde coloco alternadamente o mel e para aligeirar a intensidade acrescento um pouco de “Creme Fraiche”, uma colher de café, no topo deito as nozes laminadas.
Coloco as folhas já recheadas com cuidado nas bases que arranjei e levo ao forno a 180º para que todos os aromas se envolvam.
Retiram-se das bases e serve-se, quente ou frio fica a opção, com vinho aromático de bom corpo, e uma boa conversa.

É um prato de inverno sem dúvida.
aguardo comment?? ;)
by me.

7 comentários:

© disse...

ora aí está uma grande entrada no blog! a receita parece-me bem me: queijo nozes e mel... só coisas que eu... adoro! tenho de experimentar. mel, como todos os dias, ao pequeno almoço, com requeijão e tostas. as nozes, não todos os dias porque engorda(!) mas fazem muito bem à pele. :)

me. disse...

ci.bi, o mel faz parte de muitos pratos que faço, alio muitas vezes o doce com salgado. O mel ou ás vezes geleia caseira, são boas armas para tornar alguns assados mais apetitosos, ao olhar e não tem a vantagem de não deixa secar as carnes (eu não as como, mas cozinho-as)...continuam gostos parecidos!!!! ;)

Lança disse...

Dizem que os melhores cozinheiros do mundo são homens!

Até podem ser, mas uma mulher trás outra cor a tudo!

Este espaço vai ter o privilégio de contar com o melhor dos dois mundos!

Este post é a prova disso... sublime! :)

me. disse...

...começa um saudável desafio receita a receita, para não esmorecer o blog, senão fico alone :s e eu gosto é de companhia na cozinha ;)

© disse...

pois... só peixe! :)

© disse...

mas também as cozinho! ;) e gosto! os gostos....

me. disse...

Isso faz-me lembra qualquer coisa...Gosto gostos!! onde é que eu li isso..;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin