Sopa de abóbora e mexilhões com tampa folhada


Aqui está uma senhora sopa! Para mim é uma refeição completa.
Dá um pouco de trabalho mas vale o esforço.

São precisos: 700gr de abóbora, 1/2 cebola pequena, cerca de 4 cm de alho francês parte branca, +-200 gr de miolo de mexilhão (eu uso mesmo o congelado existe um de boa qualidade neo-zelandês), margarina 2 colheres de sopa cheias, coentros um pouco para triturar, uma colher de café de raspa de limão, 0,5dl de nata, sal, pimenta moída.
Leva-se a estufar em lume baixo na margarina a abóbora cortada em cubos pequenos, a cebola picada, o alho francês cortado em rodelas, deixa-se amolecer. Depois de macia acrescenta-se um pouco de água não muita, a raspa de limão e deixa-se acabar de cozinhar.
Reduz-se o preparado anterior a um puré espesso com a varinha mágica, acrescenta-se-lhe o miolo de mexilhão devidamente descongelado, a nata, tempera-se com sal e pimenta a gosto e leva-se ao lume brando novamente para que todos os sabores se envolvam, sem levantar fervura por causa da nata.

No fim costumo triturar um pouco do creme de abóbora com os coentros e depois sim introduzir na sopa, aos poucos afim de conseguir controlar a quantidade certa para não mudar a cor da sopa.
Reserva-se e deixa-se arrefecer um pouco antes de terminar a receita.

À parte prepara-se a massa folhada conforme as instruções da embalagem, recorta-se à dimensão das taças onde se vai servir a sopa mas com uma folga extra de +2/3cm (como ilustrado na foto acima), estas taças como é óbvio são refractárias, próprias para ir ao forno.
Enchem-se as taças com a sopa e tapam-se com a massa folhada que é pincelada com margarina, ou gema de ovo e dão-se umas picadelas com um garfo para os vapores poderem saír, leva-se a assar ao forno até a massa folhada estar pronta.

A variante desta sopa pode ser feita em vez de mexilhão, com miolo de camarão e/ou em vez de coentros o cebolinho cortado; Al gusto!

O meu pai diz que começou a comer abóbora muito tarde porque era mesmo porqueira e lhe fazia impressão comer, "era..." mas quando é tratada assim... qual porco qual carapuça! ;)
by me.

7 comentários:

etc disse...

Hum... comia já uma! Um dia destes faço!

© disse...

parece-me bem! :)

o único problema são só as natas mais a manteiga mais a massa folhada... coisas light!

me. disse...

è mesmo muito boa, etc!:p

ci.bi, Light, aqui só o vento quente do forninho! ;)

me. disse...

cI.Bi...fiquei a matutar na versão light...aqui vai em vez de:
margarina=azeite
nata=creme de soja
massa folhada=pão torrado

etc disse...

(c)...hoje lembrei-me ao ver uma nova loja gourmet de te falar... se calhar já sabes... abriu nos Pinhais da Foz... é pequenina, mas pode dar jeito um dia! E já que a me.lx vem cá quem sabe depois de um café vão lá as duas e lembram-se de mais uma receita aqui para os fãs? ;-)

© disse...

me, és uma querida!!
realmente assim fica um nadinha mais light.
vou experimentar. depois digo-te.

etc, e porque não tu vires comigo e com a me ao cafezinho...? e depois o passeio até essa loja gourmet?
;)

Lança disse...

Quero lá saber, se é "pesada"!!!

Vou fazer e é já este fs!!!

:D

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin