Rapsódia de legumes ao forno


Mais uns fragmentos de vegetais!...daí a rapsódia "green food"

Faço muitas vezes assados de vários legumes. Cada um sai conforme o dia, pois nem sempre são os mesmos que tenho á disposição.

Este, um meu jantar foi feito com:

. Beringela . Courgette .Endivía . Molho de tomate (daí a receita anterior) . Azeite . Alho e pó . Sal marinho . Molho de soja um pouco (ou molho inglês) . Queijo fatiado para rematar o topo . Pimenta moída

Começo por lavar os vegetais, de seguida corto ao meio e verticalmente criando rectângulos, isto para a courgette e a beringela, mantendo a pele, retiro as folhas maiores da endívia e quando não for possível no interior corto verticalmente também.

Num pirex coloco fio de azeite para untar, disponho uma camada de beringela, seguida de molho de tomate, depois a courgette e finalmente a endivia, coloco azeite, um pouco de sal, a pimenta moída, um pouco de alho em pó e uns salpicos de molho de soja. E volto a repetir até terminar os meus legumes.
No fim tapo tudo com queijo fatiado e levo ao forno a assar.

Por vezes não há muito tempo pelo que adianto 5 min em microndas, e depois levo ao forno.

Eu sirvo com arroz basmati e salada...como a minha fotografia mostra.

As variantes podem ser muitas, faço autênticas rapsódias muito simples.
É assim a mente cria e a mão confecciona.

Bom apetite
by me.

10 comentários:

etc disse...

Hum... pois sabe sempre bem um pratinho assim saudável... Amanhã vou fazer isto ;-)(se fosse hoje juntaria pedacinhos de tomate seco... para brincar com o paladar e porque adoro!)

me. disse...

É isso mesmo...cada mão cada prato! ;)

© disse...

um prato light.... finally!!

gostei. ;)

Lança disse...

Parece muito bom!

Prefiro grelhar! Misturando vegetais pequenos inteiros com os grandes aos gomos ou rodelas!

Tomate, courgettes, alhos franceses, etc! :D

Gosto de fazer kebabs individuais! Espectos com vegetais variados que depois acompanham o prato principal!

Depois de grelhados, temperar com azeite aromatizado fica muito bom!

Já vi que ainda vamos escrever todos um livro! ;)

me. disse...

Essa agora fez-me rir...
Onde é que eu já ouvi isso de escrever!

Grill é mais para quando está calorzinho!
Ponho o grelhador na varanda, vira cozinha ao ar livre, de frente para o green! :)

P.S. escreve em post com as variantes..please!

© disse...

ahahahaha!!!

cozinha ao ar livre... mto boa!

espera sentada me.

;)

me. disse...

ci.bi, é melhor esperar em movimento, assim não gelo e gasto calorias acumuladas! ;)

Lança disse...

Andaram a beber o quê? Podiam ter dado um bocadinho... :p

Não percebi NADA do que escreveram!

AH AH AH!

© disse...

sopa. queres...?

Lança disse...

Estou a comer agora!

Mas sem... guarnição! ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin