Arroz mil diabos

Em época de Páscoa deixo um arroz pagão!!!

Estou a brincar claro, até porque o nome deste arroz foi emprestado de uma receita que li e me pareceu muito semelhante à que faço já à tanto tempo.

Geralmente aproveito os restos de frango de churrasco ou outro qualquer que tenha por sobra, mas não é obrigatório ter o frango pré cozinhado. Só ter atenção se utilizar o frango cru adicionar logo de princípio da receita logo a seguir à cebola.

Então para este diabo de arroz é preciso, e hoje não dou quantidades:
. Arroz agulha (1 chávena de arroz para 2 de água) . ervilhas congeladas . frango desfiado . cebola . bacon em fatias finas . cogumelos frescos partidos . fiambre cortado em tirinhas . azeite . margarina . sal e pimenta . cenoura ralada para acompanhar

Começa-se por picar a cebola, cortar as fatias de bacon finas em tirinhas pequenas, lavar e cortar os cogumelos em lâminas ou em pequenos pedaços, ao gosto de cada um.

Deita-se um pouco de azeite no fundo do tacho e leva-se o bacon ao lume até largar um pouco da sua gordura deita-se a cebola picada e se for necessário mais um pouco de azeite, deixa-se amolecer um pouco até ficar meio transparente sem deixar torrar muito ou queimar, ter um lume mais para o baixo. Acrescenta-se o arroz que fica a fritar um pouco na mistura e de seguida a água quente e os cogumelos e tempera-se com sal e a pimenta moída na hora. Depois de levantar fervura acrescenta-se as ervilhas e logo que esteja novamente a fervilhar adiciona-se o frango desfiado e um pouco de margarina, tapa-se e deixa-se cozinhar lentamente.
Antes de secar por completo e quando o arroz já está prácticamente cozido desliga-se o lume e deixa-se secar sózinho, fazendo assim um arroz solto.
Por vezes porque a água é absorvida tem de se colocar um pouco mais do que a medida 2 de água para1 de arroz, é provar antes de terminar.

Para terminar servir em prato ou travessa com o fiambre por cima , acompanhado com cenoura ralada.

Uma forma de aproveitar carne cozinhada com outra roupagem, mas igualmente deliciosa "Cos diabos" :)
by me.

3 comentários:

etc disse...

C'os diabos... é uma optima ideia pagã e bem apetitosa apresentada assim... Tu não deixas este site morrer... à fome! LOL ;-)

me. disse...

etc, não morre o site nem a família à fome...este prato fez parte do cardápio da semana ;)

etc disse...

;-)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin