canela

a minha especiaria favorita. 

a canela é uma árvore originária do ceilão, da birmânia e da índia e conhecida há mais de 2500 anos a.c. pelos chineses. o seu nome científico,"cinnamomum", segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". mais tarde, recebeu o nome hebreu "quinnamon", que evoluiu para o grego "kinnamon".

a canela era a especiaria mais procurada na europa e seu comércio era muito lucrativo. o monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século xvi, passou para os holandeses, com a companhia das índias orientais, quando expulsaram em 1656 os portugueses do ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, com a ocupação da ilha.

considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na antiguidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na índia e na china.

simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo utilizada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. há quem acredite que ela traz sucesso para os negócios e sorte e determinação para a resolução de problemas.

utilização:
na culinária: para condimentar presunto e alguns tipos de carne, na preparação de doces, pães scones, leite creme, arroz-doce, bolos, pastéis de belém, panquecas, crepes de ovo e canela, frutas (laranja às rodelas com canela :) ), compota de abóbora da me, pudins e bebidas quentes como o capuccino e o café.
na cosmética é utilizada em champôs para dar brilho aos cabelos, em algumas pastas de dentes e óleos bronzeadores.
na saúde, a canela é adstringente, afrodisíaca, anti-espasmódica, anti-séptica, aromática, digestiva, estimulante, sedativa, combate a respiração ofegante (lol), cura diarreia :) , a gripe e é indicada em caso de tensão baixa, reumatismo e tosse.

é contra-indicada durante a gravidez e tem como efeitos secundários irritações na pele.

©

2 comentários:

me. disse...

Tanta coisa com canela! sem pontapé... :D

Eu gosto nos doces tradicionais, em comida salgada é mais difícil, só conheço uma receita de frango medieval que leva pão de canela.

© disse...

um pontapé na canela é que não....

mas no teu doce de abóbora.... muita!! :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin