Favas à casa...

Não vou mandar ninguém à fava... vou apenas deixar a receita das favas de minha casa!

Eu sei... é comida de burros, pois mas eu gosto desde pequena só as favas mesmo, e tenho mais uns burritos à minha beira que também apreciam, por isso e como estamos na época delas aqui ficam:

Uso a regra de 1 kg de fava com casca por pessoa, assim uma receita para 4:
. 4 Kg de Favas com casca . 3 cebolas médias/grandes . 2 dentes de alho . 100gr de bacon cortado em tiras . 1/2 chouriço mouro . 1/2 chouriço de carne . 400 gr de entrecosto bem entremeado já partido em pedaços pequenos . salsa e coentros . 1 folha de louro. azeite para cozinhar . sal . pimenta . alface (acompanhar)

Descascam-se as favas e lavam-se. Picam-se as cebolas e os dentes de alho. Num tacho leva-se ao lume o azeite a aquecer, onde se deitam as cebolas, os alhos, o louro, os enchidos, o bacon, o entrecosto e deixa-se estufar tudo um pouco.
Retiram-se a carne e os enchidos e deitam-se as favas, tornando a colocar tudo por cima das mesmas, assim como a salsa e os coentros atados em nó para não se misturarem nas favas.
Tempera-se com um pouco de sal e pimenta, tapa-se e deixa-se cozinhar suavemente em lume brando, sacudindo de vez em quanto. Demoram um bocado e tudo depende se as favas são tenras mas pelo menos 1h e 1/2 eu conto sempre. Se por acaso secarem demais é acrescentar água quente.

Depois de estufadas servem-se numa travessa com os enchidos que foram cortados ás rodelas e dispostos por cima.
Acompanham-se com salada de alface temperada com azeite vinagre e coentros picados.

Aqui fica a tradição das favas, na minha versão da estremadura e ricas!
by me.

1 comentários:

Lança disse...

Gosto TANTO!

Faço algumas vezes em casa e como outras vezes fora!

Faço quase como tu, mas uso metade da quantidade das favas por pessoa.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin