Robalo cozido em Court-bouillon

Um belo peixe e como o chamam agora tem de ser selvagem, bem grandinho para este efeito, cerca de 2kg pelo menos ou que caiba numa 'peixeira', a panela oval com grelha no interior incorporada e própria para cozer o peixe.


O que é um Court-bouillion, é um caldo de legumes onde se leva o peixe a cozer. Isto confere ao robalo uma frescura proveniente da própria cozedura. Um pouco demorado mas vale bem a espera.

Começa-se pelo Court-bouillion, que leva:
. 3 l de água . 4 dl de vinho branco seco com alguma qualidade . 1/2 dl de azeite . 1 alho francês . 1 cenoura pequena . 1 cebola média . 1+ 1/2 tronco de aipo . 2 dentes de alho . 1 folha de louro . 10 pimentas redondas . 5 pés de salsa . 5 pés de coentros . 1/2 pé de tomilho . 40 gr de sal grosso (ou mais depende da quantidade de líquído)

Põe-se ao lume uma panela com a água e todos os ingredientes, depois de lavados, descascados e partidos em bocados. Leva-se ferver durante 15 minutos, deixa-se arrefecer e coa-se por um passador de rede.

Depois do peixe estar escamado, amanhado, sem guelras e vísceras, e depois de muito bem lavado em água fria corrente, coloca-se numa 'peixeira' e cobre-se com o caldo de legumes frio. Leva-se a lume brando, depois de levantar fervura conta-se cerca de 20 minutos para cozer o peixe. Retira-se o peixe da água levantado a grelha e tapa-se com papel de alumínio para não arrefecer.

Serve-se com legumes cozidos et voilá, com um pouco mais de tempo um prato de gourmet perfeito!
by me.

5 comentários:

© disse...

minha linda, estou a imaginar a confecção... só faltava lá eu para mandar umas bocas ao 'cozinheiro' e tirar umas fotografias... :)

ah, e no fim, está claro que iria comer o peixinho e beber um vinho muito bom!! ;)

com muita risota à mistura, as usual. :D

me. disse...

ci.bi, of course...whatelse ;)

Lança disse...

Falta-me este… “Instrumento”! :D

me. disse...

Lança, eu ofereci esse 'instrumento' para casa à muito tempo...não dispenso! ;)

Lança disse...

Eu é mais assados! Este fim-de-semana até estive para comprar... outro forno! :D

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin