Coulant de chocolate negro com molho de chocolate branco

O eterno chocolate...
O fundador desta cozinha não aprecia, mas mesmo assim deixo aqui um dos pudins de chocolate quente que costumo fazer!

Tem a vantagem de se poder preparar e guardar no frio até à hora de o terminar no forno e servir, por isso é fácil impressionar os convivas num jantar caseiro com uma sobremesa de chocolate sublime.

Para fazer estes pudins costumo leva-los ao forno em pequenas formas de alumínio para bolinhos individuais, com cerca de 6 cm de diâmetro e 3 ou 4 cm de altura.

Para preparar os pudins cerca de 4 /5 doses são precisos:
. 80 gr de chocolate amargo 70% de boa qualidade (eu uso o Lindt) . 50 gr de margarina . 1 ovo inteiro e 2 gemas . 75 gr de açúcar em pó . 25 gr de farinha . margarina para untar e açúcar em pó para polvilhar as formas

Começa-se por fazer a manteiga de chocolate, em banho-maria colocam-se os pedaços de chocolate e a manteiga a derreter depois de bem ligado retira-se do calor e reserva-se.

Peneira-se por uma rede fina o açúcar em pó e a farinha juntado os dois num mesmo recipiente. Numa tigela deitam-se as gemas e o ovo inteiro, batem-se muito bem até obter um creme branco e espumoso. De seguida adiciona-se aos poucos a farinha e o açúcar peneirados. Por último acrescenta-se aos poucos a manteiga de chocolate.

Preparam-se as formas untado e polvilhando com açúcar em pó e enchem-se até 2/3 da altura da mesmas.
O forno deve estar nos 180º e deixam-se assar durante 10 minutos*, o suficiente para criar aspecto de bolinho por fora e creme de chocolate líquido no interior. Retiram-se do forno, desenformam-se e servem-se quentes, com o molho de chocolate branco.

*(se foram colocados préviamente no frigorífico, deixar mais um ou dois minutos no forno)

Molho de chocolate branco:
. 1,5 dl de créme fraiche . 1,5 dl de leite . 200 gr chocolate branco

Parte-se o chocolate em pedaços para uma taça. Leva-se ao lume, brando o leite e o creme fraiche, quando levantar fervura desliga-se e verte-se sobre os pedaços de chocolate partidos para derreter o mesmo, envolve-se e deixa-se arrefecer, coloca-se no frio.

Na hora de servir, depois de verter o coulant de chocolate sobre o prato, ladeia-se com o molho frio de chocolate branco, eu gosto de acrescentar framboesas! Um pouco de cor no prato e sabor também claro.

Este molho é facultativo, mas acrescenta o elemento de frescura ao próprio chocolate e de calorias também ;)
Uma excelente escolha para os apaixonados pelo chocolate com eu!
by me.

4 comentários:

Lança disse...

Oh me… este até EU como! Acompanhados com uma bola de gelado… qual petit gâteau! :D

etc disse...

Eu dispenso o molho pela simpes razão que não gosto de chocolate branco, mas deve ficar bonito. Agora o amargo...hum...acho que me fico pelo "coulant, tout court!" ;-)

um perfeito estranho disse...

Meu Deus! Isto é mesmo para comer ou babar... :)

me. disse...

Um perfeito estranho,

Uma das minhas perdições...diga-se de passagem, não lhes resisto! :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin