Peito de pato com vinagre balsâmico


Magret de Canard au balsamique... et vive la cuisine!

Hoje deixo aqui uma receita que enche o prato e o gosto. A carne de pato é muito saborosa, e tenra, por isso quase toda a gente que a prova gosta dela. Tem ainda a particularidade de proporciona pratos com ar sofisticado, mas é muito simples de preparar.

Para este peito de pato com molho de vinagre balsâmico, para 4 pessoas são precisos:

. 2 Peitos de pato com a cerca 400/500gr . 30 gr de margarina ou um pouco de azeite . 1 copo de vinho tinto de boa qualidade . 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico . 1/2 cebola . sumo de limão . alecrim fresco . sal . pimenta . 2 colheres de sopa de créme-fraiche

Começa-se por fazer-se cortes na gordura em diagonal nas duas direcções criando uma textura. Numa frigideira alta tipo teflon que não pegue, aquece-se a margarina ou azeite , com o alecrim e a 1/2 cebola e fritam-se os peitos do pato dos dois lados, começando pelo lado da gordura, que demora um pouco mais a cozinhar, não devem ser muito passados para ficarem suculentos.

Para fazer o molho, deita-se primeiro o sumo de limão, depois aos poucos o vinho tinto, mais um pouco de alecrim tempera-se com sal e pimenta e deixa-se reduzir.

Retira-se a carne e termina-se o molho, deitando o vinagre balsâmico, deixa-se reduzir um pouco e por último o creme fraiche.
Coa-se o molho por um passador de rede fina.
Fatia-se a carne coloca-se numa travessa ou no prato e rega-se com o molho.

Para acompanhar gosto de um puré de maça reineta com aipo ou umas pêras em calda pouco doces fatiadas. Ainda um arroz solto feito com uma mistura vários tipos de cogumelos, cepes boletos... e uma salada de rúcula e alfaces.

Et voilá, le canard aussi por ici! ;)
by me.

14 comentários:

Lança disse...

Os cortes na pele servem para melhor derreter a gordura. Se começares a cozinhar primeiro pela pele, darás a gordura necessária para depois dar gosto e protecção à carne. Misturando também foiagras… hum! :D

Gosto muito!

me. disse...

Esqueci-me de dizer para começar por esse lado
Já faço o update! :)

Com foiá gras e cogumelos é outra receita... Lombo de vaca à Duque Wellington

Faço outros patos... tens de deixa as tuas receitas!
Abandonas aqui o postigo ;)

Francis disse...

e um bom rosbife, alguém explica ?

me. disse...

francis, também o faço...um belo rosbife .
1º na frigideira depois no forno!
é um pedido? :)

Lança disse...

Eu já dou a minha versão f. a me. podia dar também a dela! (agora estou aqui à volta com um orçamento… :s)

Olha me., arranjei um guarda sol grande e branco :D para podermos andar à vontade lá na tasca!

Temos de repetir o almoço. Pode ser que aqui o príncipe f. nos dê o prazer da sua presença!

me. disse...

Combinado Lança,
eu deixo depois o meu rosbife para o francis!
Se for muito diferente da tua receita, que não deve ser :)

Almoço, eu gosto de sol, apesar da candura! ;)

Francisca disse...

<-- Sconees :D

Lança disse...

Francesinha!!! :P

me. disse...

Vais fazer francesinhas?

me. disse...

Lança,
Este blog está em post de ouro já passou os 100 este mês :)

Lança disse...

usar filé mignon ou vazia bem limpa.

dar forma cilíndrica (quase bola :p) à carne com fio de culinária.

untar por toda a peça com uma BOA camada de mostarda Dijon, envolver em papel de alumínio e levar ao congelador uma hora.

numa assadeira, com potência máxima do forno, deitar a peça sem o alumínio, temperada com sal e com um fio de azeite.

15 minutos depois, retirar a peça. Raspar o suco para uma frigideira, adicionar um copo de vinho tinto e reduzir.

servir com uma ponta de alecrim por prato, em esquiços de vinagre balsâmico,
acompanhar com cebolas pequenas caramelizada, juntamente com aquelas miniatura de milho e espargos, salteados com pedacinhos de bacon.

uma sugestão. Depois se não te importares de ter esse trabalho, junta as duas num só post a quatro mãos! :D

Lança disse...

a francesinha é a nossa querida xis que está em falta conosco! :D

Lança disse...

Este blog vai dar um livro... um restaurante... a nossa reforma! :D

me. disse...

Está feito o teu rosbife, Lança!

Amanha saí um para o ZOM... e para o sr francis :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin