Creme de courgettes


Apesar de ser verão (e hoje nem se nota) também faço sopas.

Esta parece-me ser uma boa opção para uma um creme diferente e enriquecido para uma refeição de verão.

São precisos:
. 500gr de courgette . 1 cebola pequena . 1/2 alho francês a parte branca . 2 dentes de alho médios . 1 tronco de aipo sem folhas . 1/2 litro de leite . 1 colher de sopa de margarina . 100 gr de queijo creme de boa qualidade . sal grosso q.b . pimenta . cebolinho 8 pés . 30 gr de queijo da ilha ou parmesão ralado na hora

Lavam-se, descascam-se e partem-se a cebola, o alho francês, os dentes de alho e o aipo em rodelas.
Depois de lavadas as courgettes cortam-se ás rodelas sem as descascar.

Numa panela põem-se ao lume o leite, a margarina e os legume arranjados e deixam-se cozer lentamente.

Tritura-se tudo com a varinha mágica em puré fino e coa-se por um chinês ou passador de rede.

Volta ao lume brando e adiciona-se o queijo creme tempera-se a gosto com sal e pimenta e deixa-se fervilhar cerca de 10 minutos.

Na altura de servir polvilha-se com cebolinho cortado e o queijo da ilha ou parmesão ralado no momento por cima.

Um prato de sopa que serve de base para refeição de petiscos numa destas noites de verão!
by me.

5 comentários:

Lança disse...

Parece MUITO boa!

Uma dúvida, o que é para ti "queijo creme de boa qualidade"?

me. disse...

Lança,

De boa qualidade um que seja encorpado mesmo que seja magro e sem textura como o requeijão, geralmente prefiro embalagens de queijo creme francês parecem iogurtes... por exemplo o Filadélfia, não me agrada deixa textura!

Esclarecido? ;D

Lança disse...

acho que sim :)

nunca iria usar requeijão, ou queijo fresco, ou Filadélfia como queijo creme.

conheço alguns, derivados de queijos não cremosos, fiquei a pensar no que ligaria melhor...

claro que me lembrei logo de "uns" com "picos"! :D

etc disse...

Tu não paras me :-) e ainda bem! Sempre que cá venho, a correr, receitas novas... aí, vêm ai as férias a ver se vou para a cozinha com calma! E Vichyssoise? Hum...não queres por uma tua versão? *

me. disse...

Essa nunca a fiz!
Está muito politicamente conotada hihihi...

Tu tens sempre um pézinho de franciu em ti, até na culinaria... :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin