Pão Pita

Já aqui falei da moda de fazer pão em casa, com máquina ou sem máquina é sempre possível ter um pão acabado de sair do forno por perto... Claro com algum trabalho e tempo, mas vale a pena!

O pão Pita ou pão árabe ou ainda o Pão Sírio, é a receita que aqui deixo.
Um pão com pouco miolo por isso espalmado e ligeiramente adocicado. Podem ser colocados por cima sementes de gergelim, ou sésamo, personalizando assim as receitas em cada casa.

Para fazer cerca de 10 unidades, são precisos:

. 1 kg de farinha de trigo . 1 colher (sopa) de sal . 2 colheres (sopa) de açúcar . 2 colheres (sopa) de óleo . 2 tabletes de fermento para pão . 1 copo de água morna . 1 copo de leite morno

Coloca-se numa tigela a farinha misturada com o sal e o açúcar, faz-se um pequeno buraco no centro onde se deita o óleo, o leite e o fermento previamente dissolvido na água morna.

Amassa-se bem à mão até formar uma pasta homogénea.
Deixa-se sobre uma mesa enfarinhada e sova-se para obter uma massa lisa, tapa-se com um pano e deixa-se levedar durante 30 minutos num lugar fresco sem corrente de ar.

De seguida divide-se a massa em bolinhas e com um rolo espalma-se de modo a formar pães redondos e achatados com cerca de 10 centímetros de diâmetro.
Colocam-se num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar descansar mais 15 min em lugar abafado.

Leva-se ao forno pré-aquecido bem quente por 5 a 10 min, e está pronto.

Quentes ou frios, uns pãezinhos muito gostosos, que podem ser recheados com saladas á base de maionese ou outras criando sandes que não empanturram, pelo menos eu gosto de os comer com queijo fresco e rúcula uma ligação para mim perfeita e simples!
Enjoy ;)
by me.

5 comentários:

Lança disse...

Ando a treinar a fazer Pita Shoarma. Mesmo a calhar! :D

me. disse...

Cozinha em sintonia! :)

um perfeito estranho disse...

Sai um pr'á mesa do canto, faxavor!

(adoro este blog! O que eu me babo...)

me. disse...

1 perfect!
Sempre bem vinda!

um perfeito estranho disse...

Obrigada, me.
É sempre um prazer.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin