Molho de maçã, marmelo e aipo

Como os marmelos abundam, deixo aqui ainda outra opção para os confeccionar.

Um molho simples de marmelo, maça e aipo, muito saboroso e fresco ao mesmo tempo.
Este molho liga muito bem com carne de porco, pato e já o comi em tempo com carne de veado juntamente com doce de frutos silvestres um prato muito escandinavo!

Para fazer este molho são precisos:

. 1 maçã Bramley ou outra . açúcar 125gr . sumo de 1 laranja . sumo de 1 limão pequeno . aipo um pouco de um tronco (3/4cm) . molho inglês Q.B. . 1 colher de chá de manteiga

Descasca-se e retiram-se os caroços do marmelo e da maçã, cortam-se em pedaços pequenos e finos.

De seguida leva-se o açúcar e sumos dos citrinos ao lume brando numa panela, mexe-se de vez em quando para dissolver bem o açúcar, levanta-se o lume e deixa-se ferver.

Acrescentam-se as frutas e o aipo partidos em pedaços e deixa-se cozinhar por 15-20 minutos ou até ficar tudo muito macio, deixar a tampa posta na panela enquanto coze tudo.
Depois de bem cozida deixa-se arrefecer.

Despeja-se tudo num copo de batidos e tritura-se até obter um creme liso, se o creme parecer um pouco espesso, adicione um pouco de água.

Coloca-se o puré novamente ao lume para que volte a aquecer lentamente e acrescenta-se pouco antes de servir o molho inglês a gosto e uma colher de chá de manteiga.

E é só servir quente como acompanhamento de carnes à vossa escolha, brancas ou vermelhas, enfim ao gosto de cada um.

Aqui por casa até o comem misturado com iogurte simples em jeito de sobremesa, é só acrescentar um pouco de leite condensado. E quando não há marmelo é só com maça, as minhas adaptações!
by me.

2 comentários:

Lança disse...

Acho que afinal já me faltam... marmelos!

AH AH AH!!!

me. disse...

Faltam marmelos, ou mãos na cozinha para trabalhar?
:D

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin