Salada de abóbora com agrião, nozes e pinhão

Por se falar nas abóboras segundo costumes alheios, lembrei-me da salada de hoje.

Outro sabor de outono, isso é bem certo aliás considerado um fruto em termos botânicos apesar de ser visto por nós como um produto da horta.
Um óptimo aliado das dietas, baixo em valor energético, pobre em hidratos de carbono, proteínas por exemplo, além de um excelente antioxidante, rico em vitaminas E e C ou não fosse a sua cor alaranjada e rico em minerais.

Na culinária serve para muitos pratos a polpa é usada para doces, salgados, fritos assados ou cozidos, as pevides secam-se para petiscos e as flores menos usadas já que no mercado urbano é difícil tê-las podem ser fritas em pome e servem também para decorar os pratos Gourmet.

Mas para esta salada de outono, que a conversa já vai extensa são precisos:

. 1 molho de agrião . 400 gr de abóbora descascada e limpa de pevides . 1 dente de alho . manjericão seco . +- 1 colher de sopa de salsa picada . 1 courgette pequena . pinhões . nozes . 1 colher de sopa de sumo de limão . 1 colher de sopa de sumo de laranja . azeite . sal e pimenta q.b

Lava-se e corta-se a courgette em fatias com meio centímetro de espessura, polvilha-se com sal.
Corta-se a abóbora em palitos finos, tipo batatas fritas.
Reservam-se os legumes.

Entretanto esmaga-se o alho, junta-se um pouco de azeite 2 colheres de sopa, o manjericão e a salsa picadinha.
Numa taça coloca-se a courgette e abóbora e rega-se com o tempero anterior envolvendo tudo muito bem, aquece-se a chapa e põem-se a grelhar cerca de 10 minutos em lume não muito forte até ficarem um pouco douradas.

Enquanto isso, faz-se o resto da salada com os agriões misturados com o sumo do limão e da laranja e um pouco mais de azeite, a pimenta e sal se for necessário.

Deitam-se os legumes grelhados sobre os agriões e acrescentam-se por último um pouco dos frutos secos as nozes e os pinhões ou outros ao vosso gosto.

E assim temos uma salada tépida feita com legumes/frutos do outono.
Como continua o calor sabe bem tê-la como prato de refeição... bem, isto digo eu que como muitos vegetais, desacompanhados de carne ou peixe. :)

Bom apetite!
by me.

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin