Arroz basmati com legumes e especiarias

Está a começar arrefecer e assim começa apetecer pratos mais quentes e calóricos, para isso nada melhor que um arroz não muito pesado, é preciso trabalhar e com o 'badulhinnho' muito cheio já não apetece é fazer mesmo nada.
Mas este arroz é uma opção de um prato rico em aromas e sabores,

Assim são precisos:

. 2 medidas de arroz basmati cerca de 250gr . 1 cenoura média . +-100gr de feijão verde . 1 colher de sopa de gengibre picado . um pouco de açafrão . coentros e salsa picados q.b. . azeite +-2 colheres de sopa . 4 dentes de alho picados . sal . 1 colher de chá de pimentão picante em pó

Cortam-se as cenouras e os feijões verdes em tirinhas ou em bocadinhos pequenos e reservam-se.
De seguida mistura-se o gengibre picado com os coentros picados e o açafrão e reserva-se também.

Coloca-se um pouco de azeite numa frigideira com fundo que não pegue, deitam-se os alhos já picados e o pimentão vermelho em pó e deixa-se amolecer o alho em lume moderado para não deixar torrar em demasiado.
De seguida acrescentam-se as especiarias, o gengibre, os coentros o açafrão e o arroz, deixa-se ao lume até o arroz ganhar um pouco de tom translúcido .
Por último adicionam-se os legumes cortados, coloca-se o dobro da água em relação à medida do arroz, tempera-se com o sal, tapa-se e deixa-se cozer em lume baixo.

Antes de estar completamente seco desliga-se o lume e deixa-se que seque sózinho de modo a fazer um arroz solto.

Ao servir coloca-se um pouco de salsa picada por cima a gosto.
Acompanha bem uma carne ou um peixe ou para o compor acrescentar tirinhas de fiambre ou até se come sózinho...versão vegi! :)

Bon Appétit!

by me.

1 comentários:

Pi disse...

Adoro arroz basmati. Já quase só faço este arroz! Vou experimentar esta variante, vegan, claro!

Um beijo,

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin