Bolo de bolacha com coco e whisky

Um bolo para mais crescidos, mas sempre o comi em pequena... é só moderar a quantidade de álcool.

Uma receita tirada do meu baú de memórias, são as receitas fáceis para por a pequenada a ganhar gosto pela cozinha e participarem na confecção das mesmas e claro o gosto deles, o bolo de bolacha é sempre uma sobremesa de agrado!

Para esta receita é preciso:

. 1 pacote de Bolacha Maria . 200 g de manteiga (eu misturo 1/2 com sal e a outra 1/2 sem sal) . 100 g de açúcar amarelo (ou em pó) . 3 gemas de ovo . 1 clara de ovo . 4 colheres de whisky . 1 a 2 chávenas de café forte . Coco ralado 4 colheres de sopa para o creme de manteiga+ um pouco para polvilhar

Começa-se por preparar o creme de manteiga com coco.
Bate-se numa taça a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar durante um pouco, acrescentam-se as gemas uma a uma e continua-se a bater até obter um creme homogéneo fofo e macio. Por último adiciona-se o coco ralado e 2 das colheres de whisky.

Entretanto preparou-se o café forte que se deixar arrefecer até estar mesmo frio, isto para que as bolachas não fiquem demasiado moles e se desfaçam.

Agora é só montar o bolo, eu costumo fazer em tronco tipo torta, com ajuda de um suporte base, geralmente um tupperware onde vou encostando as bolachas a um dos lados, para que não se desmanche a forma que lhe quero dar, mas pode ser montada por camadas talvez seja preciso o dobro da quantidade dada nesta receita.

Mergulham-se as bolachas de modo a não ficarem desfeitas no café, uma a uma e alternadamente coloca-se um pouco do creme de manteiga de coco entre elas, assim até acabarem.

Por último, salpica-se com um pouco de whisky e passa-se a clara de ovo pouco batida por cima (se sobrou creme de manteiga pode sempre barrar à volta.
Polvilha-se com o coco ralado a gosto, leva-se ao frio até ganhar consistência e ficar fria.

É só servir, cortando as fatias em diagonal para mostrar o efeito das camadas!
Fácil, fácil :)

by me.

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin