Penne com aromas do mediterrâneo

Pratos de massa, são saborosos, saciam a fome e rapidamente se põem na mesa, pois os dias estão cada vez mais curtos, e não é por causa das horas de sol apenas...

Para esta receita e todas as 'pastas' é preciso ter em atenção a qualidade do tomate pois para mim ele é mesmo a alma de todas as massas, diga-se de passagem.
Penso que não poderia haver melhor casamento culinário que este, qualquer que seja o formato de massa se for apenas servida com um bom molho de tomate e algumas folhas de manjericão temos um prato de mestre de cozinha sem grandes elaborações de um chefe gourmet à nossa mesa e isso é fantástico conseguir com tão poucos ingredientes.

Mas para este prato será preciso ter algum tempo e mais umas coisitas como:

. 400 gr de Penne . molho de tomate q.b . 1 dente de alho picado . 4 tomates médios . 1 cebola pequena picada . 1 a 2 anchovas enlatadas picada . 1 colher de chá de azeitonas pretas picadas . 1 colher de chá de chili picado . 1 raminho de manjericão . queijo parmesão ralado na hora 1 a 2 colheres . sal . pimenta

Fritam-se num pouco de azeite quente o alho, a cebola, a(s) anchova(s), as azeitonas e o chili. Assim que esta mistura estiver cozinhada adiciona-se o molho de tomate fresco cerca de 6 colheres de sopa depende se estiver muito espesso ou não.
Deixa-se cozer alguns minutos, mexendo sempre.

Entretanto cozem em bastante água com sal o penne 'al dente'. Escorre-se bem, e fritam-se no molho anterior adicionando o queijo parmesão e o manjericão.

Servir nos pratos com salpicos do molho de tomate, folha de manjericão e azeitonas.

Para os mais experientes, podem sempre elaborar a apresentação, servindo a massa dentro de tomates esvaziados.
Para isso devem escaldar o tomate durante uns instantes, retirar da água e deixar arrefecer.
Cortar o topo e escavar o interior, retirando o recheio, a polpa e as pevides, depois é só rechear com a massa e servir.

I buono e bello piatti, sono serviti? ;)
by me.

3 comentários:

Pi disse...

Hummm, sembra mui buono!

Baci,

Paula noguerra disse...

Gosto imenso de massa, e tb a faço com muito frequência...
O casamento entre tomate e manjericão... sim senhor é um óptimo casamento!

Parabens****

me. disse...

Pi,
vero, verissímo! ;)

Paula,

Os parabéns é para quem descobriu o gosto.
Que por sinal foi, se não estiver a inventar, numa das cortes europeias, num jantar que teriam por convidados italianos, o cozinheiro chefe lembrou-se de um prato alusivo ás cores da bandeira, logo, casaram o tomate, queijo e o manjericão, penso que já li sobre isso algures! :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin