Puré de castanhas

Castanhas, é dia delas ou do São Martinho não podia deixar de escrever sobre elas.

Mais um sabor de outono, quando era pequena dizia que era o sabor da cor castanha. Eu adoro-as assadas, cozidas, piladas, em calda 'marron glacé', em purés que acompanham carnes, como caça, nas perdizes, no coelho, em lombo de porco assado, como recheio de perú...

Para simplificar o dia, hoje é um puré simples que serve mesmo para acompanhar lombo de porco assado com sumo de laranja, digo-o porque é o que eu vou fazer para jantar!

Para fazer este puré:
. 750 gr castanha (eu uso a congelada) . 3,75 dl de leite . 25g de manteiga .50 gr de crème fraîche . sal e pimenta moída na hora

Começa-se por cozer as castanhas no leite com um pouco de sal em lume baixo, até ficarem tenras.
Escorrem-se as castanhas e reserva-se o leite, esmagam-se as castanhas ou passam-se pelo passevite, adicionando de vez em quando um pouco de leite.

Acrescenta-se a manteiga e o crème fraîche até obter uma mistura homogénea, se necessário adicionar um pouco mais de leite para obter a consistência desejada.

Por fim verifica-se o sal e acrescenta-se a pimenta moída na hora.

É só servir... a acompanhar pratos de carne!

by me.

4 comentários:

PratosdaBela disse...

Bem bom
Mesmo muito bom....
Jinhos fofos

me. disse...

Pratos da Bela,
Sou suspeita para não variar

bjnhs

Lança disse...

gosto imenso! na cozedura uso erva doce. mas gostar mesmo, são assadas e na minha lareira! mas hoje não vou fazer, nem comer, mas isso são outras histórias! bj

Paula noguerra disse...

Esta já estou para experimentar há algum tempo... é desta que vou experimentar mesmo!

Bigada****

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin