Torta enrolada de laranja

E porque me fui eu lembrar da laranja em forma de torta enrolada muito doce e húmida...

Como a minha avó fazia, como a minha mãe ainda faz e como eu a reproduzo, uma receita bem clássica daquelas que andam pelos cadernos amarelecidos das gavetas de cozinha.

Bem, já começou a arrefecer estamos em Novembro e começam aparecer os doces que se costumam ver nas tradicionais mesas de natal, talvez também por isso... ou talvez porque precise de vitamina C para compensar, ou para afugentar gripes ou constipações ou outras coisas acabadas em 'ões' que andem por perto! :)

Bem para este clássico enrolar;

. 1 laranja . 1 copo de sumo 2 dl . 250 gr de açúcar . 1 colher de sobremesa rasa de farinha maizena . 6 ovos (açúcar mascavado ou outro para polvilhar)

Numa tigela misturam-se os ovos inteiros com o açúcar sem bater.
De seguida adiciona-se a raspa da laranja (1) e o copo de sumo, onde se desfez a maizena.

Deita-se o preparado anterior numa forma rectangular forrada a papel vegetal e untada com margarina e polvilhada com açúcar mascavado ou o branco se não tiverem.

Leva-se a assar em forno brando, cerca de 20 minutos sensivelmente, também depende da dimensão da forma o que fará variar a altura da massa.

Depois de cozida, vira-se sobre um pano húmido polvilhado com açúcar.
Enrola-se lentamente e já está uma torta de laranja fenomenal... que nunca deixa ninguém mal visto e é tão simples de fazer, coisas da minha saudosa avó.
:)
by me.

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin