Bacalhau com broa

Com broa ou coroa ele é mesmo o rei da mesa de Natal!

Muitas casas fogem da tradição e fazem outras receitas de bacalhau para a ceia, por isso lembrei-me de vos deixar esta que também faz parte do meu cardápio.

Ingredientes para esta receita:

. 1 kg bacalhau . 1+½ l leite . cerca de 600 g miolo de broa . 75/100 g banha . 3 ovos inteiros . 1 ramo de coentros cerca de24 pés . 12 dentes de alho . 1 colher de chá de sal fino . 1 colher de café de pimenta moída . 2 cebolas grandes . 4,5 dl azeite, com o mínimo de acidez . 1 folha de louro

Demolha-se o bacalhau durante pelos menos 24 horas, mudando a água 3 vezes. Ao fim desse tempo, põe-se em leite mais umas 8 horas.

Se o bacalhau não for muito grosso, pode estar menos tempo a dessalgar.

Leva-se a cozer no próprio leite em que esteve de molho. Depois de cozido, limpa-se de peles e espinhas e faz-se em lascas.

À parte, tira-se a côdea à broa e esfarela-se o miolo juntamente com a banha, os ovos, os coentros e 8 dentes de alhos, o sal fino e a pimenta isto tudo dentro de um multi-robot de cozinha, se a massa estiver demasiado seca acrescentar azeite até obter uma pasta moldável.

Picam-se as cebolas e o resto dos alhos para dentro de um tacho e põe-se ao lume com cerca de 1 dl de azeite e a folha de louro.
Eu costumo em vez de usar apenas azeite fazer uma mistura de azeite e margarina, mas é apenas uma opção minha.
Quando a cebola começar a alourar, junta-se o bacalhau em lascas e mexe-se com a colher de cozinha para envolver todos os ingredientes sem quebrar em demasiado o bacalhau.
Quando seca em demasia, pode ser acrescentado um pouco do leite da cozedura, por fim rectifica-se os temperos.

Num recipiente rectangular ou oval, que possa ir ao forno e à mesa, faz-se um rolo com o bacalhau no centro do tabuleiro.

Cobre-se com a pasta de broa amassada e com uma espessura de aproximadamente 1 cm moldando-a de forma a cobrir a mistura de bacalhau toda e de forma apertar bem.

Rega-se com o resto do azeite e vai a forno aquecido a 180º, para assar a broa e tomar alguma cor.
Serve-se bem quente e pode ser acompanhado com batatas assadas a murro ou cozidas e grelos cozidos ou salteados ou ainda a tradicional couve portuguesa.

Bom apetite... boas receitas! :)
by me.

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin