Bacalhau com espinafres, cenoura e natas

Começam os pratos de forno bem quentes, para contrariar o frio e aquecer a casa.
O bacalhau, cá está, também ele presente nesta cozinha ou não fosse ela portuguesa.

Tenho a impressão que esta minha forma de o cozinhar é uma fusão de três receitas, o Bacalhau à Brás, o com natas e o do Conde da Guarda. Passo a receita e depois me dirão.

Para este meu bacalhau:
. bacalhau cozido desfiado 400/600 gr . puré de batata Q.B. . 2 cebolas médias . 1 cenoura ralada . espinafres cozidos ± 100gr . 1 pacote de natas . margarina 100 gr . 3 dentes de alho . parmesão ralado para polvilhar . azeite . sal e pimenta Q.B.

Depois de demolhado e cozido desfia-se o bacalhau em lascas, reserva-se.

Descascam-se as cebolas e cortam-se em laminas finas, que se levam ao lume numa frigideira com um pouco de azeite e metade da margarina e ainda os dentes de alho picados mesmo grosseiramente, depois de aquecer cozinha-se um pouco a cebola de modo a torná-la macia e quase transparente.
Deita-se o bacalhau que se reservou no preparado da cebola e deixa-se refogar lentamente para que não seque, pode-se regar com um pouco de leite e/ou nata à medida que for secando.

À parte faz-se o puré de batata, quantidade suficiente para o número de comensais que para esta quantidade de ingredientes devem ser 4.
O puré deve estar um pouco seco, ao qual se vai adicionar mais ou menos 3/4 do preparado da cebola com o bacalhau já cozinhados e de seguida tritura-se com a varinha mágica juntando-lhe o pacote de natas, logo de seguida envolvem-se os espinafres cortados já cozidos e muito bem escorridos, a cenoura ralada e o restante bacalhau rectificam-se os temperos e deita-se num pirex polvilha-se com o queijo ralado ou como eu prefiro uma mistura de queijo e pão ralado ou somente com pão ralado e leva-se a dourar ao forno.

Serve-se assim bem quentinho, com cenoura ralada.

Este ficou muito tempo no forno e secou...mas desapareceu na mesma :)
by me.

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a sua receita de bacalhau

Obrigado por partilhar

Bacalhau em cama de espinafres

me. disse...

Obrigada, e toca a fazer é sucesso cá por casa espero que seja por aí também!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin