mousse de chocolate negro

Pois teve de ser...lá a fiz mais uma vez.

Não sei quantas receitas haverá deste "pecado imortal" mas deixo aqui esta minha versão, mais não seja para daqui a uns anos me lembrar como a fazia.

Eu gosto da mousse espessa e negra, pouco açucarada, por isso utilizo o chocolate de culinária a 70% de Cacau da Lindt, já existem no mercado percentagens de cacau mais altas mas este serve perfeitamente, até porque não acrescentei pimenta de Caiena ou Piripiri/malagueta à receita um truque que vem dos Astecas e que também se derrete na boca e aquece a alma.

Para esta mousse negra:
. 200gr de chocolate Lindt 70% (ou outro como preferirem) . 75 gr de manteiga meio sal . 1 dl de leite . 1,5 dl de nata batida . 4 colheres de sopa de açúcar . 4 ovos Xl ou 5 médios . 1 colher de café de raspa de limão.

Numa taça de Pyrex coloco o chocolate partido em pedaços juntamente com a manteiga e o leite e a raspa de limão e leva-se tudo a derreter em banho-maria, envolvendo bem todos os ingredientes.

Entretanto separa as gemas das claras, bato as claras em castelo bem firme onde acrescento a meio do processo duas das colheres de açúcar, reserva-se

Batem-se as natas até ficarem espessas e reserva-se.

Batem-se as gemas com o restante açúcar e incorporo na manteiga de chocolate que está em banho-maria continuo a cozinhar criando uma pasta bem espessa, retira-se do lume a taça e deixa-se arrefecer.

Por último e depois de arrefecer adiciona-se a nata batia e por último envolvem-se as claras em castelo.
(acrescentei por cima um crocante granulado, feito com chocolate em pó, manteiga e açúcar, daí a textura)

Leva-se ao frio e serve-se, simples ou acompanhada!

by me. 15125

2 comentários:

Helen disse...

Parece uma Delicia! Vou experimentar!
Já agora como se faz o croncante de chocolate?

me. disse...

OLá,

Esse crocante é feito com a manteiga açúcar ao lume juntamente com chocolate em pó.
Como a faço quase empiricamente as porções são mais ou menos 1 colher sopa rasa de manteiga com uma colher de sopa de açúcar cheia e o chocolate em pó cerca de 2 a 3 colheres de sopa.

Tacho ao lume médio a manteiga e o açúcar (como se fosse fazer caramelo, mas sem deixar queimar)deixar envolver e quando ganha algum ponto secar com o chocolate em pó, que é deitado directamente sobre a mistura bem de modo a criar o granulado ainda sobre o lume, continuar a mexer para não agarrar e ficarem granulados soltos, retirar do tacho para não queimar.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin