Papelote de Salmão com molho Teriyaki

Depois de várias vezes andar a ler os molhos japoneses que existem na prateleira do supermercado, lá me decidi por este Teriyaki e não me arrependi.

Tenho-o usado em várias opções, massas, carnes brancas, legumes salteados e peixe fresco cozinhado em papelote.
Resumindo, fiquei cliente do pacotinho de molho, que tem por base o molho de soja, saké ou vinagre de arroz-mirin, açúcar mascavado, que pode ser elaborado em casa, num tacho ao lume e criando este molho espesso meio acre e doce, que me agrada bastante, basta-nos procurar uma receita com as quantidades certas, existem ainda algumas variantes com gengibre ou alho.

Desta vez foi o Salmão, que já servi com Taglatelli de espinafre fresco e funciona como um excelente acompanhamento e uma agradável surpresa, mas o arroz basmati ou agulha também são boas opções.

Para este salmão em papelote;
. posta de Salmão fresco 450gr . 1 colher de café de raspa de limão . sumo 1/4 de limão pequeno . 1/2 colher de café de gengibre ralado fresco . 1 colher de café de pimento vermelho picado depois de descascado e limpo de sementes e partes brancas . 2 colheres de sopa de cenoura ralada . sal . pimenta . salsa picada q.b. . molho teriayki 5 colheres de sopa . 1 colher de chá de manteiga

Numa folha de alumínio, coloca-se um pouco de manteiga ou azeite se preferirem, para engordurar o papel.
Envolve-se a posta de salmão fresco, agora denominado selvagem, com os temperos sal, pimenta, sumo de limão, gengibre ralado, a raspa de limão, e os legumes o pimento picado e a cenoura ralada e coloca-se na folha deita-se por cima a salsa picada e o molho teriayki, fecha-se a folha e coloca-se no forno médio cerca de 180º por 10 minutos, isto depende da altura da posta, mas com cerca de 2cm em forno eléctrico é o suficiente para que fique cozinhado e suculento.

Para não ficar demasiado líquida a concentração dos sucos no fundo do papelote, polvilho com 1 colher de café de farinha maizena ou fécula de batata.

Servi com salada de alfaces e arroz basmati e lá foi um teriyaki...sayonara! ;)

by me. 26275

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin