Fusilis com courgette, bacon e pesto de manjericão

Voltamos à massa... já que estamos a ficar sem massa na carteira.

Costumo dizer que a massa serve para tudo, lembro-me na minha 1ª gravidez me dar para comer esparguete cozida temperada com azeite e folhinhas de tomilho, apenas e só, coisas de grávida mas de facto bastava-me e não me deixava maldisposta, coisa que às vezes se tornava muito difícil lembranças minhas da dita alegria da maternidade!

Hoje deixo aqui apenas uma sugestão que pode dar origem a milhentas variações, a verdadeira cozinha simples caseira e personalizada que alimenta e seduz pelos aromas que emana.

Para este prato simples, e as quantidades depende das doses:
. 250 gr massa de fusilis ou outra . 1 a 2 courgettes médias ou pequenas . 4 tiras de bacon finas . pesto de manjericão q.b. . sal . pimenta . queijo ralado ilha ou parmesão a gosto . tomate cherrie

Para o Pesto de manjericão:
. azeite 1/2 chávena de chá . 5 pés de manjericão fresco folhas apenas . quejo parmesão ou ilha ralado 1 a 2 colheres de sopa . miolo de 3 nozes ou 1 colher de chá de miolo de pinhão . 1 dente de alho

Coze-se a massa em água temperada com sal conforme instrções da embalagem.

Grelha-se o bacon numa frigideira que não pegue até que fique crocante e deixa-se secar sobre papel de cozinha, reserva-se.

Na frigideira onde se grelhou o bacon coloca-se a courgette cortada em pedaços e deixa-se fritar até estar feita sem deixar amolecer demais e reserva-se.

Para fazer o pesto colocam-se todos os ingredientes, o azeite, folhas de manjericão, nozes ou pinhão e queijo ralado num copo de batidos e trituram até estarem bem desfeitos.

Quando a massa estiver pronta, escorre-se guardando cerca de um copo da água da cozedura. Verte-se a massa na frigideira onde ficaram as courgettes e por último o bacon que entretanto se cortou em tiras finas.
Envolve-se tudo, e se a massa estiver demasiado seca acrescenta-se um pouco da água da cozedura.

No prato de servir tempera-se com um pouco do pesto, o que vai esverdear a massa e coloca-se por cima o tomate cherrie cortado, algumas folhas de manjericão e queijo ralado a gosto.

Leva-se o molho para a mesa para quem quiser acrescentar à massa.

Já está uma fast food at home, nada mais simples...e com isto tudo fiquei cheia de fome! ;)
by me. 30345

2 comentários:

Silent Words disse...

simples e bom!:)

me. disse...

fast good food :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin