coisas com ganache de chocolate

Porque "Das coisas nascem coisas" como escreveu Bruno Munari, com toda a certeza que esta teoria do design se aplica na concepção culinária.

Penso que não poderia ser mais acertada esta simples teoria porque neste meu atelier de sabores e aromas, denominada cozinha ou laboratório culinário é onde testo, altero, reaproveito e reinvento sabores e pratos ou seja crio coisas de comer com coisas de comida, coisas onde nascem coisas.

E foi o que fiz, acrescentado 3 ingredientes a uma simples fatia de bolo neste caso o mármore/girafa, compus mais uma Verrine de luxo.
Simples, coisas simples mas que se comem com o olhar como se diz na gíria de marketing um autêntico Teaser.

Para este sobremesa:
. fatias muito finas de bolo mármore ou outro fôfô . chantilly pouco açúcarado . doce de framboesa diluído com um pouco de água (e podem colocar um pouco de rum, porto, armagnac por ex.) . framboesas frescas . ganache de chocolate (chocolate amargo 70% e créme fraiche, peso iguais)

Começa por se preparar a ganache de chocolate que não é mais do que o chocolate derretido em banho-maria juntamente com o créme fraiche em pesos iguais ou seja 200 de chocolate para 200 de créme fraiche.
Dizem os peritos que deve ser feito de véspera, mas eu fiz de manhã para a tarde já que não era para rechear um bolo mas sim comer à colher.

Dilui-se o doce no pouco de água para regar o bolo.
Construir as camadas da Verrine.
1-fatia de bolo 2- regar 3-alguma framboesas 4- ganache de chocolate 5-chantilly 6-framboesas (com migalhas do bolo neste caso)

Dependendo dos copos ou taças podem sempre continuar a repetir a sequência.
A fotografia tem demasiado reflexo para se ver bem o efeito, mas garanto que é bem apetecível, isto para o universo dos mais gulosos, claro!

E foi uma coisa de coisas na cozinha ;)
by me. 31852

2 comentários:

Mum Su disse...

Mais uma sobremesa fantástica!
Tem um ar delicioso e a fotografia mostra bem!
Nham, nham e ao mesmo tempo ai, ai, ai!!!!

me. disse...

ai, ai, mesmo...daqui se chega aos >400 de colesterol!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin