Bolo de côcô e maçã invertido

Aqui fica um dos testemunhos da época festiva, que acabou há apenas alguns dias.

Apesar da cozinha andar atarefada com muitas outras coisa além dos doces, já sabem que é sobre eles que escrevo mais, um tique meu apenas.

Para este fôfô bolo de côcô usei;
. Base de pão-de-ló de água (aqui*) mas apenas com 4 ovos, por isso é preciso fazer o acerto das quantidades |4 ovos + 8 colheres de sopa de açúcar+2 para as claras em castelo+ 4 colheres de sopa mal cheias de farinha com fermento+ 0,5dl de água quente|
. 4 colheres de sopa cheias de côcô ralado para a massa mais 2 para polvilhar . 3 maçãs reinetas médias descascadas e cortadas em meias luas finas . 150 gr de açúcar para fazer caramelo que barra o fundo da forma com 22cm de diâmetro.

Começa-se por descascar e cortar as maçãs em laminas em forma de meias luas finas mas não precisam de ser demasiado finas pois desapareceriam na massa.

Coloca-se o açúcar na forma de bolos com um pouco de água leva-se ao lume até fazer um ponto de caramelo claro, quando estiver pronto acrescentar um pouco de água para diluir e arrefecer, rapidamente colocar as maçãs por cima fazendo coroas com as laminas de maçã ligeiramente sobreposta à anterior diminuindo ao mínimo o espaço entre elas para que a massa de bolo não fique sem maçã em toda a sua cobertura, o que dá para acrescentar pedaços pequenos sobre a camada final para reduzir essas falhas.

Fazer o pão-de-ló; bater as claras acrescentado o açúcar; bater as gemas com açúcar acrescentar a água e o côcô, por fim a farinha e as claras em castelo, nas quantidades adaptadas ao número de ovos utilizados.
Usei apenas 4 porque gosto deste bolo baixo, porque assa mais depressa e torna-o mais apaladado às maçãs.

Verte-se a massa na forma forrada com o caramelo e as maças cruas e leva-se assar em forno médio 180º até o palito não trazer massa agarrada, cerca de 30 minutos ou menos dependendo da forma e do tamanho da altura da massa.

Depois de cozido, soltar os lados do bolo e virar sobre o prato, colocando logo o prato sobre a forma e virando-o rapidamente.

Polvilhar com côcô a gosto e deixar perfumar a casa e os sentidos, irresistível quente, também ;)
by me. 57362

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin