mousse de chocolate negro à base de claras

Como me sobraram muitas claras de outras coisas doces que se foram fazendo, decidi tentar esta deliciosa mousse negra.
Uma receita base do meu novo livro a encyclopédie du chocolat, que aqui já referi, um pouco alterada por mim.

para esta receita que deu 6 grandes mousses usei:
. 200gr de chocolate 70% . 1dl de nata . 3 gemas . 6 claras . 40gr de açúcar branco . um pouco de água 3 colheres de sopa . 1 colher de chá de manteiga com sal

Numa taça derrete-se em banho-maria o chocolate com a água e a colher de manteiga.

À parte e ao lume aquece-se a nata sem deixar ferver.
Verter a nata quente, em pequenas quantidade sobre o preparado anterior já derretido, envolve-se bem.

Entretanto mexeram-se as gemas e acrescenta-se à mistura de chocolate, mexendo energéticamente.

Por último, batem-se as claras em castelo firme com o açúcar e envolve-se na pasta de chocolate, deitando aos pouco sem bater para incorporar ar.

Deitar numa taça ou em tacinhas pequenas e levar ao frio 12 horas... tempo recomendado, isto se resistirem! ;)

by me. 58931

3 comentários:

Ana disse...

Está com excelente aspecto. Adoro chocolate !

Beijinhos

Marlene disse...

Que aspecto delicioso......... ai ai... aqui não aguentava sequer 4h no frigorifico :)
Excelente!!!
Bjinhos
Marlene

me. disse...

Ana;
aspecto e sabor!

Marlene;
a espera é o mais difícil, isto para os chocaólicos como eu ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin