bolo de maçã e canela

Eu tenho por paixão as maçãs, qualquer coisa que me ficou do paraíso, a minha costela de Eva ;)

A minha amiga M.J. falou-me desta receita e eu claro que tinha de ir pôr as mãos na massa, neste caso nas maçãs.
Uma receita rica em gordura o que costumo torcer o nariz, um dia troco por um formato mais saudável.
Saiu de uma página do livro 4 Estações da Casa da Comida, bolo de maçã.

Ingredientes usados;
. 4 ovos grandes . 250gr de açúcar . 250gr de manteiga sem sal (eu tirei 50gr) .350gr de farinha com fermento . 1 kg de maçãs vermelhas, usei jonagold . açúcar amarelo e canela para polvilhar entre camadas . limão sumo para não deixar oxidar as maças

Para uma forma redonda de 24cm de diâmetro com buraco, é o que aconselha a receita eu mudei, pois não tenho formas dessas, usei uma redonda de diâmetro 23cm o que faz atrasar a cozedura no forno.

Começa-se por descascar e cortar em mais luas não muito finas as maças, até obter 1kg necessário, coloca-se numa taça onde se vai vai regando com o sumo do limão para não escurecerem.

Separam-se as gemas das claras para taças diferentes.
Batem-se as gemas com o açúcar até obter uma massa cremosa com bolhas, acrescenta-se a manteiga que entretanto já se derreteu em banho-maria.

Batem-se as claras em castelo firme. Juntam-se à massa anterior aos poucos alternadamente com colheradas de farinha e envolvendo com cuidado de modo a preservar o ar.

Unta-se a forma com manteiga e forra-se com uma camada de maças bem distribuídas e uniformes, polvilha-se com canela em pó e açúcar amarelo ou outro verte-se um pouco de massa de bolo de modo a cobrir e repete-se a operação, deverá terminar a última camada em maçãs polvilhadas com o açúcar e a canela.

Leva-se a cozer a forno médio 175º, cerca de 1 hora ou mais, dependendo da forma e da textura da massa.

Deverá desenformar-se apenas 5 a 10 minutos depois de retirado do forno. Descolando as laterais e virando-o com cuidado, pois deve ser servido conforme a posição de cozedura e não inverter o bolo.

E lá está para dias frios, para dias gulosos, para a tentação de todos os Adãos, ou será Adões, caírem em tentação, eu servi quente com bola de gelado de baunilha porque esta Eva, moi mêmê tenta-se com as coisa de açúcar ;)
by me. 60232

3 comentários:

Anónimo disse...

Também não gosto de receitas com muita manteiga, tiro sempre um pouco. Mas este bolo parece delicioso :)
bjs

Lança disse...

quero uma tarde com pouco amido... :)

me. disse...

coffee...
e crocante


lança,
ficas-te pela manteiga nesse caso :)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin