sopa de cenoura com galinha


parece ter sido ontem que abri este blog… :) o tempo voa e a vida muda, mas há coisas que ficam sempre na mesma, a nossa alMa! depois de algum tempo tive ajuda, não só para enriquecer este espaço com outras vertentes da cozinha, mas também para partilhar o dia a dia, com a nossa vivência e com as histórias que acompanham estas experiências da nossa vida.
hoje, ao ler uma experiência partilhada pela me, e porque também eu estou a (re)viver uma aventura fantástica, deixo aqui hoje uma ajuda para todos os pais, de forma a tornar a refeição de uma bebé um momento de alegria, muita felicidade e muitos nutrientes com sorrisos.

a primeira refeição do meu rodrigo :), sem ser leite, foi a sopa e pouco tempo depois com carne. a sopa de legumes básicos (cenoura, batata e courgete (esta última, modernices… ;), foi de fácil adaptação, exceptuando a parte do bebé “perceber” que a colher não serve para mamar… ;)
a incorporação da carne na sopa é sempre um problema e não me resignei a ter de forçar, ter de o ouvir chorar, enfiar a chupeta entre cada colher :s e outras técnicas bárbaras, porque existe sempre uma alternativa e porque todas as tradições idiotas são exatamente isso… idiotas!
a carne de frago, mesmo a do peito, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é gorda, tem mais gordura que o lombo de porco! essa gordura, em excesso ou mal confecionada dá de facto um gosto horrível à sopa e até um bebé muito pequeno, no mínimo, faz caretas de desagrado.
a solução é dividir o tempo de cozedura da carne (MEIO peito de FRANGO (não galinha) de QUALIDADE) em duas partes. a primeira, a meio do tempo total de cozedura da carne, será efectuada com MUITA água e servirá para lhe retirar o máximo de gordura possível. Findo esse tempo, escorrer a água mantendo a carne em baixo, para não agarrar a gordura que fica à tona.
desfiar grosseiramente a carne e cozer o resto do tempo com as DUAS cenouras em rodelas muito finas (coze mais rápido e destrói menos vitaminas), UMA batatinha aos cubos pequenos e UMA courgette às rodelas.
as DUAS cenouras adocicarão a sopa e a batata incorporará o resto da gordura, deixando a consistência da sopa com a courgette.
depois de passar tudo MUITO bem, de preferência com uma varinha mágica de velocidade regulável (deixa a sopa muito MAIS cremosa), servir a porção recomendada pela pediatra medida com exatidão (eles são muito pequenos, 50gr a mais ou a menos fazem MUITA diferença…) e só então deitar uma colher de café mal medida com o MELHOR azeite que puderem comprar para o vosso bebé.
o azeite é a primeira gordura que o bebé assimila e deverá ser da melhor qualidade. já existe azeite biológico para bebés, usem, não se vão arrepender…
porque a sopa não tem de ser nenhum castigo e é de pequenino que se aprende a gostar do que faz bem.
felicidade, muitos momentos de alegria cheios de nutrientes com sorrisos! ;D

by Lança 67117

5 comentários:

Marlene disse...

A primeira sopa do meu Rodrigo também foi muito levezinha :)
Agora já com 14 meses ainda há alturas para aventuras e birras. O que ele mais detesta numa sopa é que tenha fios (dos espargos por exemplo) ou "coisas" solidas... fica fulo!
Mas pronto, a solução é passar tudo muito bem e deixa-la o mais cremosa possível.
Bjinhos e obrigada pelas dicas
Marlene
http://donadecasadesajeitada.blogspot.pt/

me. disse...

ui...já nem me lembrava dessas etapas das sopas ;)

beijinho Lança

Lança disse...

de nada Marlene, se precisares de mais alguma sugestão diz!

Beijos

Lança disse...

me... pois eu também não! tive de relembrar... ;D beijo

Élia disse...

Tenho um bebé que tmb está quase, quase a começar a comer sopa, tem 3 meses e meio
Bjs

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin