ratatouille...ou simplesmente legumes salteados

Uma salada de legumes quente muito saborosa e reconfortante.

Como acompanhamento de carne ou peixe ou simplesmente como prato, enriquecido com uma fatia de queijo derretido e um pouco de fiambre, para mim é perfeito.

Faz com aquilo que mais se gosta, quer relativamente ás proporções dos vegetais escolhidos, porque cada um é como cada qual e acerta o seu gosto, quer com os temperos que se podem escolher.
Eu gosto de legumes 'al dente' com tal não deixo passar demais.

Usei para esta taça:
. 1 courgette média cortada em meias lusa . 1/2 beringela, o que dá 2 fatias grossa que se cortam em quadrados . 1 cenoura média cortada em pequenas tiras finas na diagonal . 1/4 de cebola cortada em tiras . 3 dentes de alho picados . 1/4 de pimento vermelho cortado em tiras finas . 4 pés de feijão verde em tiras longitudinais na diagonal . 10 tomates cherrie cortados ao 1/2 . azeite q.b . oregãos secos q.b . sal . pimenta moída . alho em pó 1 colher de chá rasa . 1 pé de rosmaninho fresco (pode ser acrescentando molho inglês a gosto)

Num frigideira do tipo wok ou simplesmente outra que não pegue e tenha tampa, aquece-se um pouco do azeite e deitam-se os legumes conforme cada um deles necessite mais tempo de cozedura.

Começo por colocar as cenouras e as tiras de cebola, deixo suar um pouco 2 minutos +-, de seguida a beringela, um pouco da courgette, o feijão verde e os dentes de alho picados e tapo.
Por vezes tem de se acrescentar um pouco mais de azeite quando se deita a beringela já que esta absorve muito o azeite e como não convém deixar colar ao fundo tem de se acertar.
Por esse mesmo motivo coloco um pouco da quantidade da courgette porque é rica em água e vai cortar um pouco desse adicionar de gordura, apesar de ser o saudável azeite.
Mais um pouco de lume e agitando sempre, deito a restante courgette e o rosmaninho fresco e tapo deixando suar um pouco.

De seguida adiciono as tirinhas finas de pimento, rectificam-se os temperos, o sal, a pimenta, oregãos em folha e o alho em pó deixa-se cozinhar um pouco

Por último para que não fiquem muitos cozinhados o tomate cherrie, quase que são apenas aquecidos.

Como disse, já acompanhou dourada grelhada, robalo ao sal, lombo de porco grelhado e assado ou sozinhos apenas como prato vegetariano onde se podem fazer acompanhar de um arroz selvagem ou basmati.

Deliciosos e muito fáceis de fazer, uma sugestão de acompanhamento um pouco diferente dos tradicionais legumes cozidos!
by me.
71452

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin