tarte tatin de maçã


Uma clássica receita de cozinha, acho que sempre a conheci, mas por um motivo ou por outro nunca tinha calhado tentar fazê-la...até este dia!

Entre a procura de fazer tartes de maçã que o meu filho me ia pedindo, tentei esta receita, que pode parecer complexa, mas com a ajuda das bases para massa frescas disponíveis no mercado até se torna uma receita relativamente fácil de preparar.

Tem por mim um excesso de doce, o que precisa mesmo de ser cortado por uma bela bola de gelado de baunilha.

Para esta tarte;
. 8 a 10 maçãs royal gala (foi as que usei) . 150 gr de açúcar branco para caramelo (também se pode utilizar açúcar em pó) . 120 gr de manteiga sem sal . 1 base de massa quebrada (ou folhada)
. canela em pó para polvilhar

Lavam-se e cortam-se as maças em 1/4 retirando o caroço.

Numa frigideira que possa ir ao forno faz-se o caramelo, colocando todo o açúcar e 1/2 da manteiga e deixa-se caramelizar não muito para que não se torne amargo.

Assim que chegue ao ponto num âmbar claro, retira-se do lume, coloca-se a restante manteiga mexe-se bem.
Colocam-se as maçãs cortadas formando uma espiral, forrando completamente o fundo com maças.
Polvilham-se as maçãs com canela em pó a gosto e leva-se ao lume baixo novamente, cerca de 5-8 minutos de modo adiantar a cozedura das maçãs e impregná-las no caramelo antes de colocar no forno.

Retirar as maças do lume e deixar arrefecer um pouco.
Colocar a base de tarte por cima das maçãs e enrolar o exterior o mais para dentro possível. Picar a massa com garfo, para sair o vapor que se cria.

Levar ao forno médio 180º-200º, até que a massa esteja pronta.

Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco, 10 minutos, antes de virar a tarte para o prato, movimento este que deve ser rápido, para que as maçãs se mantenham no sítio.

Esta tarte serve-se quente ou morna com gelado de nata ou baunilha ou simplesmente com natas frescas batidas sem açúcar.

Para quem goste de coisas realmente muiiiitttooooo doces, é perfeita!

by me.
74117

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin