Boas Festas a todos!

Um Feliz Natal a todos os que nos acompanham nesta partilha culinária. 
E independentemente da escolha da ementa para A ceia de Natal, que seja além de muito saborosa, doce e rica em paz e alegria!
by me.  95399

bolinhos de coco e chocolate

O coco não é doce de Natal? 
Quem disse? Eu não! E cá por esta casa existe um pequeno apreciador deste sabor e como tal surge também o pedido. 
Como estamos em férias de Natal há que aprumar os bolinhos nada melhor que um segundo sabor de eleição, o chocolate negro. 

 Para 13 bolinhos de coco usei: . 
1 ovo inteiro + 1 gema . 100gr de açúcar (misturei amarelo e branco 50/50) . 100 gr de coco ralado . chocolate negro 2 quadradinhos derretidos com um pouco de água . 1 colher de chá de fécula de batata (ou amido de milho/farinha maizena) 

Numa taça misturar o açúcar amarelo e branco com o coco ralado deitar os ovos e misturar bem, nem usei batedeira foi mesmo de colher. 

Por último deitar a fécula de batata e misturar bem. 

Untar uma folha de papel vegetal com manteiga e colocar pequenos montinhos cerca de uma colher de sobremesa, espalmar ligeiramente e levar ao forno a 180º até ficarem dourados. 

Deixar arrefecer e colocar um pouco do chocolate derretido e ainda quente por cima com ajuda de uma colher de café, polvilhar com um pouco de coco ralado. 

Fica a sugestão para um saquinho de mimos caseiros a oferecer, desta receita tirada do meu baú de memórias culinárias, coisas que eu fazia ainda bem pequena!

by me. 94597

puré de batata gratinado

Há dias que a quantidade de puré ultrapassa a quantidade realmente necessária e assim lá fica mais uma sobra com pouca piada no frigorífico. 
Sim que isto de reaquecer o puré de batata mesmo que seja no dia seguinte e sendo o clássico e tradicional caseiro, já não sabe tão bem.

Tentei-me a fazer um pequeno gratinado de puré...e resulta, garanto. Não soube a comida requentada mas sim a um acompanhamento bem afinada no palato.

Como o fiz?
Usei;
.  puré de batata já feito  . molho béchamel ou branco  . pão ralado  . queijo parmesão ralado , tudo em q.b.

Pincelei com azeite uma forma de ir ao forno onde verti o puré de batata , que alisei sem grande cuidado.

Cobri o puré com uma camada relativamente fina de molho béchamel,  em caso de pressa o de pacote também resulta bem.

De seguida polvilhei com um pouco de pão ralado e acrescentei ainda por cima um pouco de queijo parmesão ralado, conferindo-lhe um aspecto texturado.

Levei ao forno a 200º até ficar bem quente e corado mas sem utilizar o grill.

Assim surge um puré cremoso dourado e crocante, com sabor apurado, bem próprio para dias bem frios, pois calorias não lhe faltam!

by me. 93682

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin