tosta de bacalhau 'quase' à brás com ovo de codorniz frito

Uma entrada de bacalhau...porque não!

Não é a primeira vez que crio uma com um produto tão tradicional, mas que diga-se de passagem, que é de facto um sabor que agrada a muita gente por isso um bom item para criar sucesso culinário.

Para este bacalhau quase à Brás sobre pão torrado com ovo de codorniz, não passa de em vez de fazer a receita tradicional do bacalhau à Brás onde se colocam os ovos deixa-se os ovos de fora e cria-se esta torre com a mesma base.

No entanto em vez de cozinhar o bacalhau em apenas azeite e manteiga eu gosto de o amaciar com um pouco de leite e de nata acrescentada quase no fim, porque apesar do bacalhau gostar de muito azeite eu prefiro usar um pouco menos, daí o leite.

Para o bacalhau quase  à Brás, usei:
( as quantidades dependem do bacalhau utilizado eu usei apenas uma ponta da rabo de bacalhau que me produziu 10 tostas de 2x2cm sensivelmente)
. 1 cebola picada fina  . 2 dentes de alho  . azeite q.b  . manteiga q.b.  . bacalhau  um rabo pequeno  . leite cerca 1 dl  . nata  3 colheres de sopa  . 1 folha de louro  . sal  . pimenta moída na hora  . farinha de milho ( 1 colher de café para espessar, se necessário) . salsa picada  . batata palha um pouco só


Numa frigideira deitei o azeite a folha de louro e a manteiga deixei aquecer e juntei a cebola picada e o alho deixar aquecer um pouco e juntei o bacalhau cru deixar cozer em lume brando sem deixar secar.

À medida que vai cozendo, o bacalhau vai largando a espinha e a pele  por isso é  necessário ir retirando a pele e as espinhas à medida que se soltam, olho em alerta.

Acrescentar o leite aos poucos para a mistura nunca secar em demasiado.

Quando o bacalhau se desfizer, e na fase final juntar pimenta moída rectificar o sal se necessário e a nata  deixar cozer um pouco, ainda em modo lume brando, como sempre nesta receita.

Se a pasta estiver demasiado líquida para conseguir empilhar nas tostas, engrosse diluíndo um pouco de leite com farinha de milho ou outra e deixe espessar.

Deitar a salsa picada e um pouco de batata palha, envolver bem.

Para criar as tostas:
. ovos de codorniz  . batata palha  . pão de forma torrado e cortado em quatro  . bacalhau quase à brás  . tomate cherrie cortado  . sal e azeite a gosto

Torrar as fatias de pão e cortar em 4.

Fritar os ovos em azeite e escorrer sobre papel de cozinha.

Pegar no pão colocar um pouco do bacalhau e mais batata palha e colocar o ovo frito por cima e 1/2 ou 1/4 de tomate cherrie, deitar um pouco de sal e azeite no tomate.

Servir quente, e apesar do tamanho da foto come-se praticamente numa dentada só!  

Bom apetite... e um bom dia do Pai a todos os pais que passam nesta cozinha ;)

by me. 112 110

3 comentários:

Dona Ju disse...

Já estava com o ratinho no estômago agora fiquei mesmo com fome :)

São Ribeiro disse...

Gostei e para mim daria uma excelente refeição.
bjs

me. disse...

D. Ju
este também mata a fome!;)

São R,
para mim 3 tostinhas são um jantar com um pouco de salada de tomate extra está feito ;)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin