brownies de chocolate's'

Dentro do armário tinha, esquecidas, 2 caixas de chocolatinhos para café, 200gr de chocolate de leite 58% e 200gr de chocolate  preto 70%...

Muito chocolate, mesmo para a comer de repente e como estava no armário fico sempre com a sensação que fica impregnado com sabor a madeira apesar de estarem perfeitamente fechados, coisas que o chocolate ou o aparador fazem! Mas estavam óptimos.

Lá decidi cozinhar uma perfeita gulodice.
Primeiro que tudo, toca a despir estes quadradinhos todos ,com a ajuda de um par de mãos ou melhor 2 pares extra que descobriram no que estava a mexer e assim lá saíram dois quadrado do baralho para a barriguinha de alguém ;))

Estes quadrados desacertaram o peso total usado, 400gr - 4 quadrados! mas não teve qualquer implicação no sabor final.
Usei para um tabuleiro 37x25x3cm;
. 200gr de chocolate de leite 58%  . 200gr de chocolate preto 70% . 1,5 dl de leite  . 1 colher de chá de manteiga com sal  . 5 ovos  . 7+2 colheres de açúcar branco  . 2 colheres de açúcar amarelo  . 1+1/2 iogurte simples. 1 maçã reineta descascada e ralada  . 2 colheres de sopa de gérmen de trigo  . 5 colheres de sopa de farinha com fermento  . 1 colher de café de fermento em pó  . 1 colher de chá de bicabornato de sódio  . 1 pitada de sal   . bagas de goji  3 colheres de sopa bem cheias  . 25 gr de chocolate branco partido em pedaços pequenos
(sugestão, acrescentar à massa 2 colheres de sopa de mel, isto porque este chocolate tem mel na sua composição que se nota bem quando é aquecido, e no resultado final, um opção claro)

Aquecer o forno a 180ºC.

Começa-se por derreter o chocolate com o leite e a manteiga no microondas e deixa-se arrefecer um pouco, até utilizar.

Separam-se as gemas das claras para taças diferentes.

Batem-se as claras em castelo com as 2 colheres de açúcar branco e reservam-se.

Noutra taça batem-se as gemas com o restante açúcar branco e o amarelo até obter uma mistura cremosa. Acrescentam-se os iogurtes e mexe-se bem.
À mistura anterior junta-se o chocolate derretido e arrefecidoe envolve-se bem, de seguida acrescenta-se a maçã que já foi ralada, é provável que esteja oxidada, mas isso não lhe altera o sabor do bolo.
(esta maçã serve apenas  para conferir uma consistência gumosa, sem utilizar manteigas ou óleos alimentares caracteristicamente usados neste tipo de receitas, coisa que tendo e tento evitar.)

Depois da maçã, acrescentar a farinha com fermento, o gérmen de trigo, o bicabornato, o sal e misturar bem.
Finalmente misturar no ao preparado parte, cerca de metade, das bagas de goji.

Envolver as claras em castelo bem firme que se reservaram, com cuidado.

Untar e polvilhar o tabuleiro ou forma rectangular e verter a massa.

Colocar por cima as restantes bagas pressionar ligeiramente para que não fiquem demasiado à superfície pois secariam e por fim os pequenos pedaços de chocolate branco
(pode ser usado outro tipo de leite ou culinária, que além de  decorativo,por contraste de cor à massa e serve para sentirmos estes pequenos pedaços de chocolate, em jeito de surpresa a cada dentada.)

Levar ao forno até ficar cozido o suficiente.
Esperar que arrefeça antes de desenformar ou partir em quadrados dentro da forma e servir partidos, foi o que fiz.

Estes brownies sózinhos, com gelado, com nata, com frutos vermelhos ou com qualquer outra coisa ficam bem.

E claro, perfeitos para acompanhar um café expresso!  ou um  Nespresso ...whatelse!
by me. 120059

2 comentários:

São Ribeiro disse...

Eu adoro brownies e esses ficaram lindos.
Apetece mesmo dar uma dentada.
bjs

me. disse...

:) obrigada São,
Foi no que deu o esquecimento!
Mas resultaram , sabor fantástico e isso é que importa!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin