bolo de amêndoa com fruta e natas

Ainda o sabor de verão feito em pleno inverno, coisas possíveis nos tempos de hoje!

Este bolo é o bolo de amêndoa sem farinha que já publiquei anteriormente e que me optei em vez de praliné de amêndoa e chantilly para recheio e cobertura substituí por frutas fresca e nata batida com pouco açúcar e queijo philadelphia, e assim se vão desmultiplicando receitas com experiências novas e esta resulta muito bem!

Como fiz:
. bolo de amêndoa fiz 1/2 receita apenas  (ver receita original aqui*)
 Bolo
. 175 gr miolo de amêndoa com casca, moída finamente o mais possível . 4 ovos médios. 125 gr de açúcar . 1/2 colher de sopa de pão ralado
Creme de nata
. nata fresca 2 dl  . queijo philadelphia 2 colheres de sopa . 2 colheres de sopa de açúcar fino ou em pó
. mirtilos . manga  . morangos foram as frutas que usei para recheio e cobertura deste pequeno bolo... pequeno, parece que se tornaram sempre cá por casa ;))

Começando pelo bolo, separam-se as gemas das claras para tigelas diferentes.
Batem-se muito bem as gemas com o açúcar até obter creme espumoso e esbranquiçado, de seguida acrescenta-se aos poucos o miolo de amêndoa e o pão ralado, reservando 4 colheres de sopa do miolo de amêndoa para acrescentar nas claras.
Levantam-se as claras em ponto castelo bem firme e adicionam-se as 4 colheres de sopa do miolo de amêndoa que se reservaram.
Envolvem-se as claras ao creme das gemas, suavemente, verte-se-se numa forma barrada e forrada a papel vegetal untado.
Vai ao forno baixo 170º previamente aquecido até estar cozida.

Para o preparado de nata, bate-se a nata com o açúcar quase a meio do processo acrescenta-se o queijo creme e continua-se a bater até obter um creme espesso.
O que este pormenor confere ao tradicional chantilly  é uma consistência mais sólida e dar-lhe leveza no sabor pelo pequeno toque salgado além de ser um óptimo veículo para absorver os sucos das frutas frescas sem empapar demasiado o bolo.

Depois do bolo bem frio abrir ao meio e rechear e cobrir a gosto com estas frutas e creme e levar ao frio antes de servir.

E foi assim que sabores de verão chegaram ao inverno nesta cozinha!
by me. 170 316

2 comentários:

São Ribeiro disse...

Adoro bolos de amêndoa.
Este ficou uma verdadeira delicia
bj

me. disse...

eu serei suspeita para dizer que sim...mas é verdade!

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin