abóbora manteiga assada com gengibre e tomilho

Quase me parecem gôndolas estas fatias de abóbora manteiga!

Estamos na época dos ocres, as cores quentes que contrastam com o tempo que vai ficando cinzento, assim resolvi começar o outono, e fiz esta abóbora manteiga assada em forno lento e em vez de transformar num creme/sopa, decidi assá-las para serem apenas uma pequena entrada ou um acompanhamento para carne ou peixe.
O resultado é sempre um sabor predominantemente doce que aqui equilibrei juntando os condimentos a meu gosto.

Assim, para estas "gôndolas" de abóbora usei;
. 1 abóbora manteiga ou cabaça pequena  . raspa de limão 1 colher de café  . gengibre fresco ralado 1-2 colher de sopa bem cheia  . tomilho fresco a gosto . sal marinho q.b. . mistura de pimentas moídas na hora + pimenta da caiena  . azeite q.b.  . 1 colher de chá de manteiga  . um pouco de água

Para começar, lavar a abóbora e cortar ao meio retirar as pevides e cortar em fatias não muito finas cada metade 3 a 4 fatias ao alto sem retirar a casca.

Colocar um pouco de azeite no fundo de um tabuleiro, com dimensão que não deixe muito espaço entre as fatias de abóbora, para que estas não sequem demasiado rápido.
Dispor as fatias no tabuleiro lado a lado e temperá-las com o sal, o gengibre fresco, casca de limão ralada, as folhas de tomilho, as pimentas verter um pouco de azeite por cima e a manteiga e pedaçinhos e por último colar um pouco de água no fundo do tabu

Levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixar assar até estarem macias.
Servir quente, eu comi com queijo fresco e também com queijo ricota e fatias de fiambre uma pequena entrada.
Também já acompanharam um lombo de porco assado e também uns lombinhos de robalo.
grelhados, por isso,  fica a sugestão, entrada, acompanhamento ou prato vegetariano estas abóboras ficam deliciosas!

Tenham um bom fim de semana
by me.148933

0 comentários:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin